Dulce Auriemo | Biografia
Natural de São Paulo. Graduou-se em Comunicações na FAAP e suas atividades sempre estiveram relacionadas com a área cultural.
Como escritora participou de importantes movimentos literários, entre eles a U.B.T. - União Brasileira de Trovadores. É musicista e concentrou seus estudos em piano, violão e flauta. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em técnica vocal no Brasil e EUA. A paixão pela música fez com que sua obra literária tivesse sempre uma característica literomusical. Iniciou a trajetória como compositora, poetisa e intérprete de suas canções gravando o primeiro disco em 1986, com 12 obras – letra e música de sua autoria - "Como um Sonho", relançado em 2002.
Produziu diversos projetos musicais com seu grande incentivador - professor de piano e harmonia moderna, arranjador e intérprete instrumental de suas canções - Amilton Godoy. Em destaque, a premiada edição bilíngue que inclui álbuns de partituras e CDs – "Piano Solo Compositores Brasileiros" Vol. I (Dulce Auriemo) e Vol. II (Amilton Godoy).
Compôs mais de 50 canções (letra e música) gravadas e editadas em livros contendo poemas musicados, textos literários e partituras com arranjos para piano solo, corais e orquestras. Como letrista é parceira de importantes nomes da MPB, como: Paulinho Nogueira (em oito canções) e Amilton Godoy, em "Notas Que Falam".
Foi Diretora de Promoções Culturais do Esporte Clube Pinheiros por 11 anos, de 1990 a 2001. Nesse período, criou e coordenou diversos projetos que entraram para o calendário Cultural do Clube, entre eles: "Projeto Noites Culturais", "Clássicos em Concerto", "Arte Literária", "Arte em Compasso" e "Arte Natureza". Foi a primeira Diretora Cultural da Acesc e desenvolveu a Maratona Cultural Interclubes juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura.
Pertence ao Grupo de Escritores do Clube Pinheiros, à REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras, à UBE - União Brasileira de Escritores, à A.C.I.MA - Associazione Culturale Internazionale Mandala ( Itália), à Varal do Brasil - ( Suíça), à CBL - Câmara Brasileira do Livro e Brazilian Publishers (como editora - D.A. Produções Artísticas). Foi Diretora voluntária de Artes Musicais da AMEM (Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior). É autora do Projeto Espantaxim.
Projeto Espantaxim
Dulce Auriemo é casada, tem quatro filhos e dez netos. Foram os primeiros netinhos que a inspiraram para estrear na Literatura Musical Infantil, com o lançamento do livro/CD "Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 Canções de Dulce Auriemo". Incentivadora das artes e sempre cultivando música e poesia, apresenta um novo trabalho com uma história inédita para o mundo infantil: a criação de 18 personagens e músicas, que valorizam ritmos bem brasileiros.
É autora de vários livros de literatura e CDs relacionados aos personagens do Castelinho Mágico.
Criou e dirige a empresa D.A. Produções Artísticas e o Selo D.A.Music, possibilitando assim - com o apoio da equipe D.A. - o desenvolvimento desse projeto cultural adotado por centenas de escolas e instituições beneficentes. Com caráter pedagógico mais direcionado à pré-escola, estimula as crianças ao aprendizado musical e à literatura, assim como à preservação do meio ambiente e à cultura da Paz.
Lançou o Projeto Espantaxim em setembro de 2002 e já atingiu milhares de pessoas de todas as idades através de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais e feiras do livro, clubes, ações sociais e shows beneficentes. Também realiza workshops de capacitação de agentes multiplicadores do Projeto Espantaxim, voltados para educadores.
Prêmio Espantaxim
Em 2010 lançou o I Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim. Hoje encontrar-se em sua V edição.
Esse projeto envolve as instituições de ensino que por sua vez, realizam um interessante trabalho de pesquisa sobre o tema com seus alunos. O prestigiado Prêmio Espantaxim é um estímulo à escrita e à leitura, valorizando a literatura infantil e a criatividade dos jovens escritores.
A cada dois anos um novo tema é lançado e oferece a oportunidade para que crianças de 7 a 12 anos de todo Brasil desenvolvam seu talento e depois possam se orgulhar ao ver sua obra publicada numa bela Antologia juntamente com outros autores.
Prêmio Jabuti 2009
Recebeu o PRÊMIO JABUTI / 2009 - com o livro/CD "MEU PRIMEIRO ÁLBUM DE PIANO SOLO" - em segundo lugar na categoria DIDÁTICO/PARADIDÁTICO.
Esse livro/CD é uma edição bilíngue ilustrada, que reúne 14 canções de sua obra literária e musical, "Espantaxim e o Castelinho Mágico". Com arranjos de piano solo cuidadosamente elaborados para principiantes, pelo pianista Amilton Godoy. É uma contribuição ao meio musical e educativo.
Em 2012, Dulce Auriemo foi laureada com Medalha de Ouro, em Cerimônia Solene de Outorga de Insígnias da Academie du Mérite et Devouement Français. O evento ocorreu durante Jantar de Gala, no "Salon du Cercle Republicain", em Paris, quando artistas brasileiros foram condecorados pelos altos serviços prestados às Artes, Letras e Cultura Brasileira, no dia 13 de março.
Em 2012 foi vencedora do Concurso Literário Internacional "Vozes & Voci 2012", organizado pela ACIMA ( Associazione Culturale Internacionale Mandala). Recebeu menção honrosa - categoria OURO - com o conto de sua autoria "A Música e o Tempo". Milão-Itália.
O Projeto Espantaxim foi o convidado especial com grande destaque, no III Festival de Literatura de Monteiro Lobato, evento em comemoração aos 130 anos do nascimento do escritor Jose Bento Monteiro Lobato, patrono do município e pai da literatura infantil brasileira. Nesse momento histórico, Dulce Auriemo recebeu o certificado de "Amigo da Literatura Infantil" e liderou o show Espantaxim e Castelinho Mágico, lançando a 18º personagem da Turminha do Espantaxim, a Princesa Morena - menina cantora e princesa da música.
Dulce Auriemo recebe o Prêmio de Literatura LITERARTE 2012 - na categoria "Melhores Ativistas Culturais".
Prêmio A.C.I.MA. 2013
Dulce Auriemo recebe na Itália o "Prêmio A.C.I.MA. 2013" que prevê a difusão, promoção e valorização das artes e Cultura brasileira no exterior. Por ocasião do 2° aniversário de fundação, a A.C.I.MA. - Associazione Culturale Internazionale Mandala, sediada na Itália, instituiu este prêmio que presta reconhecimento à pessoas, obras e eventos, instituições e personalidades que tenham se destacado pela qualidade e relevância de seus trabalhos e iniciativas, contribuindo assim para a difusão e valorização cultural, artística e literária brasileira no panorama italiano e internacional.
Menção Honrosa - Concurso Cultural "Pensiere in Parole"
Dulce Auriemo recebe Menção Honrosa no Concurso Literário Internacional A.C.I.MA, com o conto - "ACONTECEU EM VERONA". O lançamento da antologia Pensiere in Parole que reúne as obras premiadas ocorrerá na Itália durante o Weekend Cultural em Volpedo - Milão.
Data - 4 / 5 de Outubro / 2013
Prêmio de Excelência Literária
Dulce Auriemo recebe o Prêmio de Excelência Literária outorgado pela REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras) durante a Feira Internacional de Livros de Frankfurt 2013.
Cerimônia Solene de Outorgas das Altas Insígnias da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture em comemoração aos 18 anos da Academia
Em jantar de gala, a presidente Diva Pavesi homenageia homens e mulheres de valor cultural. Dulce Auriemo recebe uma condecoração no grau de Embaixadora. Dia 18 de Novembro de 2013, às 19 Horas no Palacete Julieta Serpa - Rio de Janeiro.
Troféu "Imprensa Sem Fronteiras" 2014
Em jantar de gala, a Rede Mídia de Comunicação Sem Fronteiras, em comemoração ao Aniversário do Jornal Sem Fronteiras (notícias culturais), outorga a Dulce Auriemo o Troféu " Imprensa Sem Fronteiras" ao reconhecido apoio ao Jornal e consequentemente ao engrandecimento da Cultura do País. Rio de Janeiro,09 de Abril de 2014.
Prêmio Excelência Cultural
Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (Fundada em 05 de Fevereiro de 1944). Em comemoração aos 70 anos de sua fundação, a ABD confere à Dulce Auriemo o Troféu "Prêmio Excelência Cultural 2013 - ABD", pelo Reconhecimento e Mérito em prol do engrandecimento da Arte, da Literatura e da Cultura do País.
Local: Palacete Laguna - Rio de Janeiro RJ
Data:10 de Abril de 2014
Certificado de Participação no 28 Eme Salon International Du Livre Et De La Presse De Geneve, Suíça, em 04 de Maio de 2014.
Certificado de Participação no Salone Internazionale Del Libro Torino 2014, Itália, de 08 a 12 de Maio de 2014.
Lar Abdon Batista - Amigos da Infância - Joinville - SC
Espantaxim e o Castelinho Mágico de Dulce Auriemo recebe o título de "Amigo do LAR", pela participação e apoio aos trabalhos realizados em prol das crianças e adolescentes abrigados.
Prêmio A.C.I.MA 2015 - Dulce Auriemo recebe na Itália o "Prêmio A.C.I.MA 2015", que prevê a difusão e a valorização das artes e cultura brasileira no exterior. Este prêmio presta um reconhecimento à pessoas, obras e eventos, instituições e personalidades que tenham se destacado pela qualidade e relevância de seus trabalhos e iniciativas, contribuindo assim, para a difusão e valorização cultural, artística e literária brasileira no panorama italiano e internacional.
1a. Antologia Bilíngue Brasil - Holanda
Dulce Auriemo recebe Certificado de Participação como coautora da "1a. Antologia Bilíngue Brasil - Holanda".
Março 2015 - Haarlem, Holanda
Prêmio de Excelência Literária
Dulce Auriemo recebe o "Prêmio de Excelência Literária" outorgado pela REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras), pela importante contribuição à literatura brasileira no "Salón du Libre de Paris 2015", ano em que o Brasil foi homenageado.
Março de 2015 - Paris, França
Troféu Magnífico Sem Fronteiras - 2014/2015
Dulce Auriemo recebe o exclusivo Troféu por seu magnífico desempenho ao desenvolver a Cultura através do Projeto " A Turminha do Espantaxim".
Rede Mídia de Comunicação Sem Fronteiras.
Março 2015 - Veneza, Itália
Troféu "Imprensa Sem Fronteiras" 2016
Em Blumenau/Santa Catarina, durante o jantar de gala em comemoração ao 3° aniversário do Jornal Sem Fronteiras, Dulce Auriemo recebeu o troféu Imprensa Sem Fronteiras na categoria Literatura. Por mérito e reconhecimento promoveu o engrandecimento da Cultura do País.
Data: 18/Março/2016
Local: Castelo Suíço, Blumenau - SC - BR
Certificado de Doação à Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller por meio da Fundação Cultural de Blumenau.
Blumenau, 18/Março/2016
Certificado de participação na Coletânea Literária Internacional Bilíngue - Sem Fronteiras pelo Mundo...Volume Prosa.Blumenau, 19/Março/2016
"As Melhores Obras deste século"
Esta é uma homenagem às escritoras da REBRA que muito contribuíram à literatura brasileira. São Paulo, 2017.
Foi convidada a participar da histórica edição que comemora os 18 anos da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras - com o seu conto "Outono 2006"-.
Prêmio IPL - Retratos da Leitura. É uma homenagem à projetos de fomento à leitura. Reconhece, promove e difunde experiências de sucesso, práticas de estimulo à leitura que acontecem em todo país.
Dulce Auriemo recebeu como finalista da Cadeia Produtiva, o Selo IPL com o Prêmio Espantaxim - Concurso Nacional Literário Infantil.
O Prêmio Espantaxim foi lançado em 2010 e está em sua sexta edição. É dedicado a crianças e jovens de 7 a 12 anos como um estimulo à leitura, escrita e a valorização da literatura.