Para Educadores e Pais | Atividade: Indiozinho
(letra e música da Dulce Auriemo)
O tema da música é o Indiozinho Abubi, que vive no Alto Xingu, no meio da Floresta Amazônica. Estimula as crianças a conhecerem o índio brasileiro, sua importância na história, assim como seus rituais, hábitos e costumes. A poesia introduz algumas palavras indígenas ao vocabulário infantil. Melodia e ritmo fluem como os cânticos locais. Destaca-se o timbre dos instrumentos de percussão utilizados por eles.
O refrão sugere a amizade entre dois irmãozinhos, reforçando o sentido de proteger o irmão. É apropriada para coreografias que ilustram o Dia do Índio.
Esse texto explicativo está no Livro/CD Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 canções de Dulce Auriemo, no capítulo “Aspectos Pedagógicos”, destinado a pais e educadores.
Para trabalhar em classe, o professor deverá reunir as crianças e ouvir a música “Indiozinho”, faixa 9 do CD Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 canções de Dulce Auriemo”.
Colocar a música “Indiozinho” para tocar. Propor às crianças que façam uma roda e dancem no ritmo da música e expressando o que diz a letra. Chamar a atenção para os sons da floresta, principalmente no inicio da música.
Repetir várias vezes até perceber que os alunos já estão familiarizados com a letra e, portanto, prontos para a leitura do texto.
Ler a letra da música/poema “Indiozinho”, página 38 do livro Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 canções de Dulce Auriemo. Ao fazer a leitura, a professora poderá explicar as palavras novas e passar informações sobre a Amazônia, a maior floresta tropical do planeta.
Essa música foi composta pela autora após uma pesquisa sobre ritmos indígenas e seus instrumentos. É uma canção sobre o índio brasileiro. Conta a historia do Indiozinho Abubi, que nasceu no Xingu e veio parar no Castelinho Mágico.
Fazer um desenho do Indiozinho Abubi, como personagem principal. Deixar que a criatividade da criança flua normalmente, sem julgar e levando em consideração sua idade e expressão artística.
Desenvolver o tema sobre a Floresta Amazônica. Seu passado, presente e futuro. Sua importância para o mundo e a necessidade da preservação da natureza. Como cada um pode ajudar a cuidar do planeta.
Pedir para as crianças sentarem em circulo e conversar sobre a cultura indígena. A professora deverá dar informações da cultura indígena brasileira, deixando, porém, que as crianças façam suas colocações e exponham suas dúvidas e seus conceitos sobre o assunto (onde moram, alimentação, vestuário, formação da sociedade indígena). Mostrar figuras do povo indígena brasileiro e de animais das florestas brasileiras.
Sentir a diferença entre morar na floresta e morar na cidade.
Separar a classe em 2 grupos: um grupo irá “morar na cidade”, e o outro grupo irá “morar na floresta”.
Com o auxílio da professora, cada grupo irá desenhar, contar as características de “onde moram” (cidade ou floresta): moradia, alimentação, brinquedos, instrumentos... Os dois grupos irão comparar as diferenças.
Artes – comemorar o Dia do Índio (19 de abril)
Ensinar as crianças a fazerem um cocar, podendo ser de vários formatos e criativos. Pode ser de papel recortado em forma de penas ou de outros materiais (a criança poderá colorir) e a faixa que segura as “penas” poderá ser feita de papel mais grosso, fechado com barbante ou fita crepe.
Ao terminar o cocar, a criança recebe uma pintura indígena no rosto com tinta antialérgica.
Perguntar para um adulto, o que ele sabe sobre a FUNAI.
Desenvolver a criatividade, inventando instrumentos musicais com sucata: latinhas com grãos de feijão, garrafas PET, caixas de madeira, fios de barbante, cocos, tampas de panelas...