Dulce Auriemo | Biografia



dulce-auriemo

Natural de São Paulo. Graduou-se em Comunicações na FAAP e suas atividades sempre estiveram relacionadas com a área cultural.

Como escritora participou de importantes movimentos literários, entre eles a U.B.T. - União Brasileira de Trovadores. É musicista e concentrou seus estudos em piano, violão e flauta. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em técnica vocal no Brasil e EUA. A paixão pela música fez com que sua obra literária tivesse sempre uma característica literomusical. Iniciou a trajetória como compositora, poetisa e intérprete de suas canções gravando o primeiro disco em 1986, com 12 obras – letra e música de sua autoria - "Como um Sonho", relançado em 2002.

Produziu diversos projetos musicais com seu grande incentivador - professor de piano e harmonia moderna, arranjador e intérprete instrumental de suas canções -  Amilton Godoy. Em destaque, a premiada edição bilíngue que inclui álbuns de partituras e CDs – "Piano Solo Compositores Brasileiros" Vol. I (Dulce Auriemo) e Vol. II (Amilton Godoy).

Compôs mais de 50 canções (letra e música) gravadas e editadas em livros contendo poemas musicados, textos literários e partituras com arranjos para piano solo, corais e orquestras. Como letrista é parceira de importantes nomes da MPB, como: Paulinho Nogueira (em oito canções) e Amilton Godoy, em "Notas Que Falam".

Foi Diretora de Promoções Culturais do Esporte Clube Pinheiros por 11 anos, de 1990 a 2001. Nesse período, criou e coordenou diversos projetos que entraram para o calendário Cultural do Clube, entre eles: "Projeto Noites Culturais", "Clássicos em Concerto", "Arte Literária", "Arte em Compasso" e "Arte Natureza". Foi a primeira Diretora Cultural da Acesc e desenvolveu a Maratona Cultural Interclubes juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura.

Pertence ao Grupo de Escritores do Clube Pinheiros, à REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras, à UBE - União Brasileira de Escritores, à A.C.I.MA - Associazione Culturale Internazionale Mandala ( Itália), à Varal do Brasil - ( Suíça), à CBL - Câmara Brasileira do Livro e Brazilian Publishers (como editora - D.A. Produções Artísticas). Foi Diretora voluntária de Artes Musicais da AMEM (Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior). É autora do Projeto Espantaxim.


Projeto Espantaxim

Dulce Auriemo é casada, tem quatro filhos e dez netos. Foram os primeiros netinhos que a inspiraram para estrear na Literatura Musical Infantil, com o lançamento do livro/CD "Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 Canções de Dulce Auriemo". Incentivadora das artes e sempre cultivando música e poesia, apresenta um novo trabalho com uma história inédita para o mundo infantil: a criação de 18 personagens e músicas, que valorizam ritmos bem brasileiros.

É autora de vários livros de literatura e CDs relacionados aos personagens do Castelinho Mágico.

Criou e dirige a empresa D.A. Produções Artísticas e o Selo D.A.Music, possibilitando assim - com o apoio da equipe D.A. - o desenvolvimento desse projeto cultural adotado por centenas de escolas e instituições beneficentes. Com caráter pedagógico mais direcionado à pré-escola, estimula as crianças ao aprendizado musical e à literatura, assim como à preservação do meio ambiente e à cultura da Paz.

Lançou o Projeto Espantaxim em setembro de 2002 e já atingiu milhares de pessoas de todas as idades através de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais e feiras do livro, clubes, ações sociais e shows beneficentes. Também realiza workshops de capacitação de agentes multiplicadores do Projeto Espantaxim, voltados para educadores.


Prêmio Espantaxim

Em 2010 lançou o I Concurso Nacional Literário ​Infantil​ Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim. Hoje encontrar-se em sua IV edição.

Esse projeto envolve as instituições de ensino que por sua vez, realizam um interessante trabalho de pesquisa sobre o tema com seus alunos. O prestigiado Prêmio Espantaxim é um estímulo à escrita e à leitura, valorizando a literatura infantil e a criatividade dos jovens escritores.

A cada dois anos um novo tema é lançado e oferece a oportunidade para que crianças de 7 a 12 anos​ de todo Brasil​​ desenvolvam seu talento e depois possam se orgulhar ao ver sua obra publicada numa bela Antologia juntamente com outros autores. 


Prêmio Jabuti 2009

dulce-premio-jabuti
Recebeu o PRÊMIO JABUTI / 2009 - com o livro/CD "MEU PRIMEIRO ÁLBUM DE PIANO SOLO" - em segundo lugar na categoria DIDÁTICO/PARADIDÁTICO.

Esse livro/CD é uma edição bilíngue ilustrada, que reúne 14 canções de sua obra literária e musical, "Espantaxim e o Castelinho Mágico". Com arranjos de piano solo cuidadosamente elaborados para principiantes, pelo pianista Amilton Godoy. É uma contribuição ao meio musical e educativo.













academie_du_merite

Em 2012, Dulce Auriemo foi laureada com Medalha de Ouro, em Cerimônia Solene de Outorga de Insígnias da Academie du Mérite et Devouement Français. O evento ocorreu durante Jantar de Gala, no "Salon du Cercle Republicain", em Paris, quando artistas brasileiros foram condecorados pelos altos serviços prestados às Artes, Letras e Cultura Brasileira, no dia 13 de março.


academie_du_merite


Em 2012 foi vencedora do Concurso Literário Internacional "Vozes & Voci 2012", organizado pela ACIMA ( Associazione Culturale Internacionale Mandala). Recebeu menção honrosa - categoria OURO - com o conto de sua autoria "A Música e o Tempo". Milão-Itália.



academie_du_merite
O Projeto Espantaxim foi o convidado especial com grande destaque, no III Festival de Literatura de Monteiro Lobato, evento em comemoração aos 130 anos do nascimento do escritor Jose Bento Monteiro Lobato, patrono do município e pai da literatura infantil brasileira. Nesse momento histórico, Dulce Auriemo recebeu o certificado de "Amigo da Literatura Infantil" e liderou o show Espantaxim e Castelinho Mágico, lançando a 18º personagem da Turminha do Espantaxim, a Princesa Morena - menina cantora e princesa da música.


Dulce Auriemo recebe o Prêmio de Literatura LITERARTE 2012 - na categoria "Melhores Ativistas Culturais".


academie_du_merite

Prêmio A.C.I.MA. 2013

academie_du_merite

Dulce Auriemo recebe na Itália o "Prêmio A.C.I.MA. 2013" que prevê a difusão, promoção e valorização das artes e Cultura brasileira no exterior. Por ocasião do 2° aniversário de fundação, a A.C.I.MA. - Associazione Culturale Internazionale Mandala, sediada na Itália, instituiu este prêmio que presta reconhecimento à pessoas, obras e eventos, instituições e personalidades que tenham se destacado pela qualidade e relevância de seus trabalhos e iniciativas, contribuindo assim para a difusão e valorização cultural, artística e literária brasileira no panorama italiano e internacional.


academie_du_merite

Menção Honrosa - Concurso Cultural "Pensiere in Parole"

Dulce Auriemo recebe Menção Honrosa no Concurso Literário Internacional A.C.I.MA, com o conto - "ACONTECEU EM VERONA". O lançamento da antologia Pensiere in Parole que reúne as obras premiadas ocorrerá na Itália durante o Weekend Cultural em Volpedo - Milão.

Data - 4 / 5 de Outubro / 2013


academie_du_merite


Prêmio de Excelência Literária

Dulce Auriemo recebe o Prêmio de Excelência Literária outorgado pela REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras) durante a Feira Internacional de Livros de Frankfurt 2013.



academie_du_merite


Cerimônia Solene de Outorgas das Altas Insígnias da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture em comemoração aos 18 anos da Academia

academie_du_merite

Em jantar de gala, a presidente Diva Pavesi homenageia homens e mulheres de valor cultural. Dulce Auriemo recebe uma condecoração no grau de Embaixadora. Dia 18 de Novembro de 2013, às 19 Horas no Palacete Julieta Serpa - Rio de Janeiro.




Troféu "Imprensa Sem Fronteiras" 2014

sem_fronteiras

Em jantar de gala, a Rede Mídia de Comunicação Sem Fronteiras, em comemoração ao Aniversário do Jornal Sem Fronteiras (notícias culturais), outorga a Dulce Auriemo o Troféu " Imprensa Sem Fronteiras" ao reconhecido apoio ao Jornal e consequentemente ao engrandecimento da Cultura do País. Rio de Janeiro,09 de Abril de 2014.



abd

Prêmio Excelência Cultural

Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais (Fundada em 05 de Fevereiro de 1944). Em comemoração aos 70 anos de sua fundação, a ABD confere à Dulce Auriemo o Troféu "Prêmio Excelência Cultural 2013 - ABD", pelo Reconhecimento e Mérito em prol do engrandecimento da Arte, da Literatura e da Cultura do País.
Local: Palacete Laguna - Rio de Janeiro RJ
Data:10 de Abril de 2014


academie_du_merite


Certificado de Participação no 28 Eme Salon International Du Livre Et De La Presse De Geneve, Suíça, em 04 de Maio de 2014.



academie_du_merite



Certificado de Participação no Salone Internazionale Del Libro Torino 2014, Itália, de 08 a 12 de Maio de 2014.



academie_du_merite

Lar Abdon Batista - Amigos da Infância - Joinville - SC

Espantaxim e o Castelinho Mágico de Dulce Auriemo recebe o título de "Amigo do LAR", pela participação e apoio aos trabalhos realizados em prol das crianças e adolescentes abrigados.






Prêmio A.C.I.MA 2015 - Dulce Auriemo recebe na Itália o  "Prêmio A.C.I.MA 2015", que prevê a difusão e a valorização das artes e cultura brasileira no exterior. Este prêmio presta um reconhecimento à pessoas, obras e eventos, instituições e personalidades que tenham se destacado pela qualidade e relevância de seus trabalhos e iniciativas, contribuindo assim, para a difusão e valorização cultural, artística e literária brasileira no panorama italiano e internacional.


academie_du_merite

1a. Antologia Bilíngue Brasil - Holanda

Dulce Auriemo recebe Certificado de Participação como coautora da "1a. Antologia Bilíngue Brasil - Holanda".
Março 2015 - Haarlem, Holanda







academie_du_merite

Prêmio de Excelência Literária

Dulce Auriemo recebe o "Prêmio de Excelência Literária" outorgado pela REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras), pela importante contribuição à literatura brasileira no "Salón du Libre de Paris 2015", ano em que o Brasil foi homenageado. 
Março de 2015 - Paris, França






academie_du_merite

Troféu Magnífico Sem Fronteiras - 2014/2015

Dulce Auriemo recebe o exclusivo Troféu por seu magnífico desempenho ao desenvolver a Cultura através do Projeto  " A Turminha do Espantaxim".
Rede Mídia de Comunicação Sem Fronteiras.  
Março 2015 - Veneza, Itália











Troféu "Imprensa Sem Fronteiras" 2016

sem_fronteiras

Em Blumenau/Santa Catarina, durante o jantar de gala em comemoração ao 3° aniversário do Jornal Sem Fronteiras, Dulce Auriemo recebeu o troféu Imprensa Sem Fronteiras na categoria Literatura. Por mérito e reconhecimento promoveu o engrandecimento da Cultura do País.
Data: 18/Março/2016
Local: Castelo Suíço, Blumenau - SC - BR




academie_du_merite



Certificado de Doação à Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller por meio da Fundação Cultural de Blumenau.
Blumenau, 18/Março/2016







academie_du_merite




Certificado de participação na
Coletânea Literária Internacional Bilíngue - Sem Fronteiras pelo Mundo...Volume Prosa.Blumenau, 19/Março/2016






"As Melhores Obras deste século"

Esta é uma homenagem às escritoras da REBRA que muito contribuíram à literatura brasileira. São Paulo, 2017.

Foi convidada a participar da histórica edição que comemora os 18 anos da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras - com o seu conto "Outono 2006"-.