Projeto Espantaxim | Sobre o projeto

 

 

Música, poesia, história, personagens e ilustrações compõem a obra literomusical infantil “Espantaxim e o Castelinho Mágico”. Este é um projeto cultural especialmente dedicado às crianças em fase de descobrir o universo à sua volta.

foto_turminha

A música é uma das mais valiosas formas de expressão para o desenvolvimento da criança. O processo de aprendizagem infantil pode ser realizado de diversas maneiras, mas estudos comprovam que, se estimuladas musicalmente nos primeiros anos de vida, as crianças são capazes de apresentar significativo crescimento intelectual.

No mundo encantado do Castelinho Mágico, repleto de sonhos e fantasia, nasceram 18 simpáticos personagens, que se tornaram amigos e passaram a fazer parte da “Turminha do Espantaxim”.
Por serem mensageiros do “bem”, são porta-vozes da cultura da paz, valorizam a ética, os bons costumes, a ecologia e a preservação do meio ambiente. Os personagens foram criados com base nos temas das canções e, portanto, já nasceram musicais. Cada um deles escolheu um instrumento para aprender a tocar.

No primeiro livro/CD Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 canções de Dulce Auriemo, está a essência do projeto, com informações pedagógicas, letras poéticas em cenários ilustrados e partituras. Todas as letras e músicas são da autoria de Dulce Auriemo e todos os arranjos foram especialmente elaborados pelo consagrado pianista do Zimbo Trio, Amilton Godoy.

Com o desenvolvimento do Projeto Espantaxim, foram surgindo novos livros e novas músicas, que nos transportam ao universo de sonhos infantis. O Castelinho pode simbolizar a casa dos avós e representar o coração de cada um. É um lugar mágico, muito especial, repleto de amor e de afeto.

Lançado em setembro de 2002, o Projeto Espantaxim já atingiu milhares de pessoas de todas as idades, por meio de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais, feira do livro, clubes, instituições, CEUs, ações solidárias e shows beneficentes.