There are no translations available.

V Concurso Nacional Literário Infantil


PROJETO ESPANTAXIM – 16 ANOS

Em comemoração aos dezesseis anos de atividades culturais do Projeto Espantaxim, criado pela escritora e compositora Dulce Auriemo, a D.A. Produções Artísticas lança o seu V Concurso Nacional Literário Infantil - PRÊMIO ESPANTAXIM 2018. Dedicado à jovens escritores de 7 a 12 anos, o resultado do concurso será a publicação da quinta antologia, que irá reunir 200 (duzentos) trabalhos entre vencedores e selecionados.

Seguindo a evolução da tecnologia, especialmente da realidade virtual, a educação será afetada nos próximos anos e haverá um grande avanço na área do ensino. Nossos jovens escritores já estão vivenciando uma drástica revolução no aprendizado.

As empresas de tecnologia se preocupam com acessibilidade, modernização e lucratividade e querem cada vez mais acelerar os avanços tecnológicos. Mas como ficam as questões sobre as influencias que exercem no cotidiano das pessoas e no relacionamento humano?
Oferecemos aqui uma oportunidade para que os jovens exponham suas ideias para o futuro.

O concurso com esse tema pretende abordar elementos importantes, como contribuição para o desenvolvimento intelectual das crianças, introduzindo em seu universo o mundo mágico do pensamento versus linguagem. Escrever envolve criatividade e imaginação e poder expressar suas ideias em palavras estará favorecendo sua capacidade de comunicação com o exterior.

O foco é despertar, desde cedo, o interesse pela literatura e o reconhecimento pelo valor do texto escrito.

Em destaque nossos principais objetivos:

  • Incentivar a escrita e a leitura;
  • Valorizar a importância do livro impresso ou virtual;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Desenvolver o gosto literário;
  • Revelar autores do futuro;
  • Oferecer uma contribuição à educação infantil brasileira;
  • Incentivar a pesquisa para o exato conhecimento dos altos níveis dos avanços tecnológicos em prol do futuro da humanidade, assim como os efeitos da globalização;
  • Promover a oportunidade de manifestar seus sentimentos em relação ao futuro,  ao mundo, e permitir que digam o que poderiam fazer para que essas ideias sejam concretizadas;
  • Mostrar o lado mais humanitário do homem em contato com a natureza, versus o homem robô, que vive dentro de uma tela, de uma poderosa máquina.


TRÊS CATEGORIAS: MENSAGEM-REDAÇÃO-POESIA

Cada participante deverá escolher apenas uma das três categorias e escrever com o tema indicado:

  • uma REDAÇÃO de no máximo 30 linhas;
  • uma MENSAGEM de até 5 linhas – até 7 linhas ainda será aceita como mensagem;
  • uma POESIA de no máximo 30 linhas..


COMO PARTICIPAR

  • Poderão participar crianças de 7 a 12 anos de idade, de todo território brasileiro.
  • As crianças poderão escrever com calma, em casa ou na escola.
  • Cada pequeno escritor poderá inscrever apenas 1 (uma) obra.
  • A participação é gratuita.

COMO ESCREVER

  • O texto deverá ser manuscrito.
  • Poderá ser utilizado lápis ou caneta. A criança precisa obrigatoriamente escrever sua obra.
  • Não serão aceitos trabalhos digitados.
  • As obras deverão ser escritas somente nas 30 linhas da folha oficial disponível aqui no regulamento e serão desclassificadas se for utilizado o verso da folha.

Importante: Ao enviar seu trabalho o participante estará automaticamente autorizando sua publicação.


ONDE ESCREVER

Clique na imagem ao lado e faça o download da folha oficial do concurso que está pronta para ser impressa em formato A4 e utilizada pelas crianças.

Solicitamos que utilize somente esta folha oficial a pedido da gráfica que produz o livro. Outros tipos de papel com linhas e espaços diferentes dificultam muito para montagem das páginas.

Também por solicitação da gráfica não serão aceitas folhas A4 impressas em papel reciclável da cor parda, por motivo de má qualidade para impressão dos textos originais no livro. Serão aceitas somente folhas brancas.




Nessa folha oficial do concurso existem os campos para serem preenchidos com os dados do participante:

  • Nome (completo​) / Idade / Telefone de contato / Cidade / Estado
  • Nome da Escola / Telefone da Escola
  • E-mail (o e-mail de contato poderá ser de um dos pais ou responsável​. Deverá estar legível e completo)​

  • Em seguida encontra-se o espaço com 30 (trinta) linhas, que deverá ser utilizado para o texto manuscrito. Atenção: não escrever no verso da folha!

    Verifiquem se o preenchimento dos dados está correto antes de entregar a obra. Caso contrário não poderemos contatá-los para participar a divulgação dos trabalhos vencedores.

    ENVIAR A OBRA

    PELO CORREIO – Os trabalhos deverão ser colocados dentro de um envelope grande (sem dobras) e enviados para o endereço abaixo:


    V CONCURSO NACIONAL LITERÁRIO INFANTIL ESPANTAXIM
    E O CASTELINHO MÁGICO – PRÊMIO ESPANTAXIM 2018

    D.A. PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

    RUA GOMES DE CARVALHO, 1.666 – 1º Andar - VILA OLÍMPIA
    CEP 04547-006 – SÃO PAULO - SP – BRASIL


    Os professores poderão enviar os trabalhos de seus alunos feitos em classe, colocando várias obras dentro de um mesmo envelope (A4).

    *Nota importante

    POR E-MAIL – Serão aceitas obras manuscritas, na folha de papel timbrado oficial, escaneadas e LEGÍVEIS, com boa resolução, endereçadas para:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .

    *Impressão em folha timbrada do concurso
    Atenção - os trabalhos devem ser escritos na folha timbrada do concurso, impressa em papel branco A4. (disponível para impressão no item ONDE ESCREVER) 
    Você poderá excepcionalmente utilizar uma folha branca "pautada" tamanho A4. Nesse caso, só serão aceitas obras escritas na frente da folha pautada. Se escrever no verso o seu trabalho será desclassificado. Reserve quatro linhas acima, para colocar os seus dados: nome completo e idade; cidade, Estado e telefone de contato; e-mail do responsável; nome da escola e telefone.
    Não serão aceitas folhas em papel reciclável da cor parda, somente branca.

    PRAZO PARA ENTREGA

    O prazo para envio dos trabalhos é de 20 de Fevereiro de 2018 a 12 de Junho de 2018.



    VENCEDORES – V PRÊMIO ESPANTAXIM 2018

    Dos 200 (duzentos) trabalhos selecionados, 12 (doze) serão vencedores.
    Considerando também os DESTAQUES.

    Aos 12 (doze) vencedores será concedido o V PRÊMIO ESPANTAXIM 2018 . Troféu especialmente criado em 2010 e que já se tornou um cobiçado prêmio literário dedicado às crianças.

    Além de terem suas obras publicadas nas primeiras páginas da V Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico, os vencedores receberão gratuitamente três exemplares da antologia, a coleção completa de livros e CDs do Projeto Espantaxim, o simpático boneco do personagem Espantaxim, que é o mascote do Projeto. E outras grandes surpresas!


    SELECIONADOS

    As obras selecionadas também serão publicadas na antologia. Seus autores receberão três exemplares, gratuitamente, além do exclusivo personagem Espantaxim.

    ANTOLOGIA

    Todas as obras vencedoras e selecionadas farão parte da V Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico, organizada por Dulce Auriemo, através da editora D.A. Produções Artísticas. A criança terá a oportunidade de ver seu trabalho literário publicado num livro com outros autores. Além de participar da publicação, cada um receberá três exemplares gratuitamente, além do personagem Espantaxim.


    PREMIAÇÃO

    Haverá três categorias: MENSAGEM - REDAÇÃO - POESIA

    Dos 200 (duzentos) trabalhos selecionados para compor a antologia, serão escolhidos 12 (doze) vencedores.
    Desses doze vencedores, serão premiados:

    • três vencedores na categoria MENSAGEM
    • três vencedores na categoria REDAÇÃO
    • três vencedores na categoria POESIA
    • três vencedores em DESTAQUE



    FAIXA ETÁRIA

    Os trabalhos serão divididos por faixa etária, de acordo com os seguintes critérios:

  • Três vencedores com idade entre 7 e 8 anos:
    uma mensagem, uma redação, uma poesia;
  • Três vencedores com idade entre 9 e 10 anos:
    uma mensagem, uma redação, uma poesia;
  • Três vencedores com idade entre 11 e 12 anos:
    uma mensagem, uma redação, uma poesia;
  • Os DESTAQUES serão selecionados entre todos
    os trabalhos recebidos;
  • Caso aconteçam empates, esse número será consideravelmente maior.

  • ESCOLAS

    As três escolas que tiverem mais alunos selecionados para compor a antologia também receberão o TROFÉU ESPANTAXIM 2018. Caso haja empates aumentará o número de escolas em destaque.



    COMISSÃO JULGADORA

    A comissão julgadora será formada por pessoas de reconhecido prestígio literário e influentes nas causas relativas à Educação Infantil Brasileira.


    PREFÁCIO

    Para escrever nosso prefácio serão convidadas duas personalidades de alto destaque no mundo literário e profundamente envolvidas nos desafios da tecnologia na educação.


    CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO

    Fidelidade ao tema, clareza na exposição das ideias, qualidade literária, originalidade, criatividade e correto uso da língua portuguesa. Solicitamos que não façam desenhos pois os mesmos não serão julgados.

    Nosso concurso permite a liberdade de expressão, dentro de certos limites. Serão desclassificadas obras com palavras obscenas e que demonstrem manifestações políticas e partidárias. Não serão aceitas obras copiadas de outros autores.


    RESULTADO

    Os resultados serão divulgados em nosso site: www.espantaxim.com.br

    Os vencedores e selecionados serão avisados pelo telefone de contato, ou email. Se não possuírem telefone/ email, serão avisadas pelo telefone/ email da escola. Por esse motivo solicitamos que os dados sejam preenchidos corretamente na folha timbrada.


    Nosso e-mails de comunicação é:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it


    Caso queira um contato direto:

    This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it - (Dulce - org.)
    This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it - (Eva)
    This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it - (Penha)






    REGRAS DO REGULAMENTO

    As obras não serão devolvidas.

    Ao participar do concurso, os pais ou responsáveis pela criança estão cientes e autorizam a divulgação de seu nome e/ou imagem que venham a ser feitas e/ou obtidas por conta do presente concurso. Autorizam a livre publicação no site www.espantaxim.com.br, no todo ou parte, dos textos enviados – contemplados ou não no concurso.

    Os pais ou responsáveis já estarão também autorizando automaticamente que a editora D.A. Produções Artísticas Ltda. publique as obras em questão, não lhes tirando o direito de autoria, mas não lhes cabendo mais nenhum direito sobre ela, sendo que seu nome estará sempre vinculado à obra, como autor.


    DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS

    A divulgação dos premiados ocorrerá em novembro de 2018, como parte das comemorações dos 16 anos do Projeto Espantaxim.

    Mais informações sobre a premiação poderão ser encontradas aqui no site www.espantaxim.com.br.

    Aqui você também encontra o "fale conosco".
    Visite e curta a nossa fanpage no facebook:
    https://www.facebook.com/espantaxim

    Participe e Boa Sorte!




    MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO

    Preparamos para vocês um cartaz, do tamanho A4, para ser impresso. Faça o download e imprima para divulgar o concurso na sua escola e aos seus amigos.






    PORTAL DO PROFESSOR


    Dicas para o desenvolvimento
    do trabalho em classe.


    Apresentamos aqui algumas sugestões, curiosidades e considerações sobre o tema, como apoio e incentivo às escolas para a realização dos trabalhos junto aos alunos.

    Clique no botão abaixo:




    Veja nossas notícias na mídia!

    Clique aqui.